data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
O Vamos, aplicativo de contratação de serviços que reúne mais de 300 prestadores, nasceu na necessidade de facilitar o acesso de pessoas interessadas, mas que não possuem contatos de colaboradores. Apenas em Santa Maria, são mais de 30 categorias de serviços diferentes, entre instalações hidráulicas e elétricas, montagem de móveis, serviço estético e de aulas particulares.
Litro da gasolina baixa mais de 30 centavos em Santa Maria
A funcionalidade também opera nas cidades de Caxias do Sul e Cruz Alta, mas foi aqui que o projeto foi testado e lançado, uma escolha estratégica por se tratar de uma cidade transitória, com grande circulação de pessoas. A justificativa vem articulada com a experiência de um dos cinco criadores, João Pedro Sperotto, que revela já ter enfrentado dificuldades em contratar serviço de mudanças:
- Eu também já tive esse problema de não encontrar um montador ou eletricista quando morava fora para estudar, e tinha que recorrer ao síndico do apartamento, até a imobiliária, para conseguir indicações de alguém que fizesse o serviço. Então, o aplicativo também pensa nessas pessoas, e em Santa Maria tem muito giro de pessoas, por isso decidimos lançar aqui - explica João Pedro, estudante de Contabilidade e diretor financeiro do aplicativo.
No app é possível consultar preços, conversar com o(a) prestador(a), agendar o serviço e acessar o perfil do anunciante, em que estão disponíveis avaliações de quem já contatou o serviço.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Quem procurar por um fretista poderá encontrar o perfil do Ederson Sarturi Brasil. Fretista há cinco anos, ele tem anúncio ativo no aplicativo desde que a Vamos era apenas um projeto em fase de testes. Com uma equipe de duas pessoas, o Ederson oferece montagem e desmontagem de móveis, além do deslocamento de frete, que costuma viajar até fora do Estado, passando por São Paulo e Rio de Janeiro.
- Eu recebo trabalho pela Vamos há quase um ano e consigo dividir a rotina de trabalho com os meus clientes de fora com os do aplicativo. Mas está dando tudo certo, a gente têm rodado bastante - avalia.
Pozzobom muda de planos e cogita reajuste da tarifa de ônibus
CADASTRO DE COLABORADORES
O serviço é gratuito para pessoas que desejam anunciar seu trabalho, sem necessidade de ter registro de Pessoa Jurídica. Ao criar o perfil, é possível impulsioná-lo para aparecer para mais pessoas, função que precisa ser paga.
- Qualquer um pode participar do nosso aplicativo, desde que seja maior de 18 anos. Os serviços vão desde produção artesanal de crochês até instalações de ar condicionado. Nós temos frete, serviço de ar condicionado, de estética de beleza, são inúmeros serviços que podem estar te atendendo - explica João Pedro.
COMO ACESSAR
Para baixar o aplicativo, basta procurar por "Vamos Serviço" na loja de aplicativo de telefones Android ou iOS. Para contato, a empresa também responde pelo Instagram @Appvamos, ou no e-mail empresavamos@gmail.com.
* Eduarda Nenê da Costa